Home > Matemática
 home
 voltar
Texto: [ A- ]  [ A+ ]

Materiais | Currículo e Conteúdo
Fundamentação e proposta pedagógica | Implementação

Em poucas palavras

O desempenho dos alunos das escolas brasileiras em Matemática é um dos piores do mundo. É ainda pior do que os resultados obtidos nas provas de linguagem. A Coleção IAB de Matemática não é uma panacéia, mas oferece estratégias e materiais que podem permitir avanços significativos na aprendizagem dos alunos.

A Coleção IAB de Matemática foi elaborada após um rigoroso e profundo estudo a respeito das práticas de ensino da disciplina nos países em que se verifica um melhor desempenho dos alunos nessa área. Não por acaso, as práticas adotadas nesses países confirmam o que dizem as evidências científicas a respeito do quê e de como se deve ensinar Matemática, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, a Coleção IAB de Matemática incorpora dois outros conjuntos de conhecimentos: as evidências científicas sobre a vantagem dos métodos estruturados de ensino e a experiência do IAB com o desenvolvimento e implementação de seus programas, levando em conta as características dos professores e as condições concretas de funcionamento das escolas no Brasil.

Características da Coleção IAB de Matemática:

  • O Programa de Ensino se concentra no essencial das competências centrais da Matemática.
  • O Programa de Ensino é estruturado e voltado para o domínio: o aluno aprende e pratica cada competência antes de passar para o nível seguinte. A cada ano, o aluno termina um assunto. Nos anos seguintes, ele retoma o tema, mas num nível de complexidade maior ou na sua aplicação em outro contexto.
  • O ensino contempla ao mesmo tempo o domínio dos fatos fundamentais, o domínio das operações e a aprendizagem progressiva dos conceitos. O cálculo mental é parte integrante da aprendizagem.
  • O ensino parte de situações familiares para dar ao aluno uma ideia de possíveis usos, logo se concentrando no desenvolvimento de habilidades que permitam a abstração e a aplicação do conhecimento a novas situações.
  • Tudo que é aprendido é praticado primeiro em situações problema e logo depois em situações abstratas, para facilitar a transferência da aprendizagem. Há inúmeras oportunidades para rever e consolidar o que já foi aprendido.
  • As orientações e comandos são simples: há muita Matemática e pouca divagação.
  • O professor recebe todas as orientações necessárias para ensinar, antecipar e diagnosticar dificuldades dos alunos e utilizar os instrumentos de prevenção e correção.
  • A partir do 2º ano, há um livro reutilizável e um caderno de atividades para o aluno fazer os exercícios.

A quem se destina

  • Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
  • O material também pode ser usado em programas de contraturno (revisão reforço) e em programas de preparação para a Prova Brasil.

Clique aqui para conhecer o Programa Prova Brasil
Clique aqui para conhecer o Programa IAB para o Contraturno

Por que adotar a Coleção IAB de Matemática

  • Para melhorar o desempenho de seus alunos.
  • Para melhorar o desempenho e facilitar o trabalho dos professores.
  • Para oferecer aos seus alunos um programa de ensino moderno, atualizado, dinâmico e desafiador.